inconsistência leve

terça-feira, 24 de maio de 2011

Brasil: esconda sua cara!

Esconda a sua cara diante da vergonha pela qual você está há tanto e, cada vez mais, vivendo. A cada dia que passa, o Brasil se supera em seu circo político. Fico triste e, devo dizer, revoltada ao ver o invejável empenho com que que o Governo brasileiro tenta proteger o atual Ministro da Casa Civil, o digníssimo senhor Antônio Palocci.  Espera-se de um país sério que seus governantes deem o exemplo de ética e respeitabilidade para o seu povo. Seria esperado também que o ocupante do segundo cargo mais importante do país fosse, no mínimo, mais merecedor dele.

Após o vazamento de denúncias de enriquecimento relâmpago do ministro Palocci, o que estamos presenciando em nosso cenário político, infelizmente, é a falta de compromisso dos governantes com que os elegeu. Eu, em minha limitada sabedoria política, acho lamentável a postura do PT e seus aliados em proteger o ministro de eventuais convocações para explicar a origem de tanto dinheiro ou os meios para se conseguir um crescimento exponencial de seu patrimônio em um curto período de tempo como o visto. Sou adepta da velho ditado popular do "quem não deve não teme". Pode até ser um clichê muito usado, mas para quê tanto se esconder se não fez nada de ilícito? E, no caso de Palocci, para que entrar em contradição e colocar sua credibilidade em jogo se não há nada a temer?

Caso o leitor ou a leitora não tenham compreendido, clarearei a mamória. Em 2008, quando Palocci era então deputado do Governo Lula, foi apresentado um projeto de lei, pelo próprio Palocci, que,  justamente, objetivava dar maior publicidade a informações sobre pessoas públicas. É no mínimo curioso que, pouco anos depois de defender tal proposta, o nosso Ministro da Casa Civil seja tão veemente em proseguir em seu silêncio e em sua negação do óbvio. O mais curioso ainda é o fato de o nosso ex-Presidente, o senhor Luis Inácio Lula da Silva, vir logo em defesa de seu companheiro e pronunciar mil e uma desculpas estapafúrdias para o enriquecimento espantoso de Palocci. Isso me leva a pensar algumas coisas... Por quê Lula está tão preocupado em abafar o caso de seu companheiro? Aliás, para quem ainda se lembra, há muito que Palocci é o protegido de Lula... desde o mensalão e do caso da quebra de sigilo do caseiro Francenildo e de tantas outras falcatruas que nosso ministro já esteve envolvido. E já que falei do ex-Presidente, não custa nada a mim aludir também a nossa Presidenta. Ela ainda não se pronunciou sobre o assunto... isso também me leva a pensar sobre o porquê. Por que a chefe de Estado do Brasil não está querendo que um simples fato seja esclarecido pelo bem da credibilidade da democracia brasileira?

Infelizmente, sei que tais questionamentos são inúteis quando lembramos que este é o Brasil, a terra do tudo posso e do nada faço. Brasil, a terra da juventude desencantada e passiva diante da robalheira instaurada e, aparentemente, institucionalizada. E, assim, continuaremos indefinidamente deitados em berço esplêndido.


3 comentários:

Poeta Insano disse...

Olá Bella...
Parabéns pela visão e pelo assunto sabiamente abordado.
A ficha criminosa do político brasileiro é como uma caixa preta,
protegida por toda a quadrilha política instalada dentro do governo. E nunca é novidade a falta de punição para esses bandidos legais, e digo bandidos legais, por que ao que nos parece, eles roubam de acordo com a lei.
Esse é o nosso Brasil...
E só vai mudar no dia em que não haver tropa de choque contra, e sim unidos ao protesto contra esses mafiosos.
Um abraço!

Antônio Lídio Gomes disse...

Bela, você é uma jovem que com certeza faz parte de uma minoria que consegue se revoltar contra toda essa podridão.
Cadê os demais? Onde estão os "carapintadas"?
É Bela... Infelizmente eles estão é curtindo e se embalando nas gordas bundas das mulheres esquisitices!
Só resta lamentar e dar os pesâmes para essa juventude alienada que nem de longe se compara com a juventude estudantil dos idos anos 60. (Aliás, o José Dirrrrrrceu era daquela turma!!!)
Lamentável, deplorável... Veja só você o absurdo do MEC em acatar a distribuição e divulgação da tal cartilha chamada Por uma vida... PIOR!!!!!!!!!
Um abraço, parabéns pela tua ousadia e disposição em dar esse grito.
Bjs.

Johnny Madrid aka Tim E. disse...

I like your style Bela. You are definitely fighting the power. Corruption is reigning supreme at the moment. Here in The Netherlands too. I am glad though that, slowly but surely people aren't taking it anymore...they are waking up.