inconsistência leve

domingo, 29 de maio de 2011

Essência de fé



Na profundeza de meus pensamentos
Temo ainda pela sua ausência
E diante dos meus mais puros sentimentos
Vejo que nada se iguala a sua essência


Se é certo que tudo que vive, um dia morre
E que a vida sempre imprime a sua pegada
Não posso parar o tempo, que, sem pressa, corre
Não posso fazer do medo minha constante morada


E me fazendo sempre mais forte
E me inspirando na sua fé
Sinto que posso mudar minha sorte
Assim como o vento muda a maré


E sua certeza em meu crescimento
Não será inútil, não será em vão
Pois essa mesma certeza é meu alimento
E grita solene em meu coração


                                                        Bela.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Brasil: esconda sua cara!

Esconda a sua cara diante da vergonha pela qual você está há tanto e, cada vez mais, vivendo. A cada dia que passa, o Brasil se supera em seu circo político. Fico triste e, devo dizer, revoltada ao ver o invejável empenho com que que o Governo brasileiro tenta proteger o atual Ministro da Casa Civil, o digníssimo senhor Antônio Palocci.  Espera-se de um país sério que seus governantes deem o exemplo de ética e respeitabilidade para o seu povo. Seria esperado também que o ocupante do segundo cargo mais importante do país fosse, no mínimo, mais merecedor dele.

Após o vazamento de denúncias de enriquecimento relâmpago do ministro Palocci, o que estamos presenciando em nosso cenário político, infelizmente, é a falta de compromisso dos governantes com que os elegeu. Eu, em minha limitada sabedoria política, acho lamentável a postura do PT e seus aliados em proteger o ministro de eventuais convocações para explicar a origem de tanto dinheiro ou os meios para se conseguir um crescimento exponencial de seu patrimônio em um curto período de tempo como o visto. Sou adepta da velho ditado popular do "quem não deve não teme". Pode até ser um clichê muito usado, mas para quê tanto se esconder se não fez nada de ilícito? E, no caso de Palocci, para que entrar em contradição e colocar sua credibilidade em jogo se não há nada a temer?

Caso o leitor ou a leitora não tenham compreendido, clarearei a mamória. Em 2008, quando Palocci era então deputado do Governo Lula, foi apresentado um projeto de lei, pelo próprio Palocci, que,  justamente, objetivava dar maior publicidade a informações sobre pessoas públicas. É no mínimo curioso que, pouco anos depois de defender tal proposta, o nosso Ministro da Casa Civil seja tão veemente em proseguir em seu silêncio e em sua negação do óbvio. O mais curioso ainda é o fato de o nosso ex-Presidente, o senhor Luis Inácio Lula da Silva, vir logo em defesa de seu companheiro e pronunciar mil e uma desculpas estapafúrdias para o enriquecimento espantoso de Palocci. Isso me leva a pensar algumas coisas... Por quê Lula está tão preocupado em abafar o caso de seu companheiro? Aliás, para quem ainda se lembra, há muito que Palocci é o protegido de Lula... desde o mensalão e do caso da quebra de sigilo do caseiro Francenildo e de tantas outras falcatruas que nosso ministro já esteve envolvido. E já que falei do ex-Presidente, não custa nada a mim aludir também a nossa Presidenta. Ela ainda não se pronunciou sobre o assunto... isso também me leva a pensar sobre o porquê. Por que a chefe de Estado do Brasil não está querendo que um simples fato seja esclarecido pelo bem da credibilidade da democracia brasileira?

Infelizmente, sei que tais questionamentos são inúteis quando lembramos que este é o Brasil, a terra do tudo posso e do nada faço. Brasil, a terra da juventude desencantada e passiva diante da robalheira instaurada e, aparentemente, institucionalizada. E, assim, continuaremos indefinidamente deitados em berço esplêndido.


domingo, 15 de maio de 2011

Até onde vai a vaidade humana?




Muitos dizem que a vaidade é inerente a condição humana, outros, como os religiosos, a condenam por ser considerada um dos sete pecados capitais. Bem, não é raro se deparar com notícias de cirurgias plásticas que resultaram em verdadeiras catástrofes ou com bizarrices mil no caminho da busca incessante pela imagem perfeita. Entretanto, ontem me deparei com algo realmente estranho, que, aliás, foi a minha inspiração para este texto.


Quando vi a manchete de que uma mulher exibiria seios gigantes que, ao que tudo indica, crescem 2,5 cm por mês, eu não pude deixar de ler o conteúdo de uma matéria tão inusitada. Pois é... Foi após ler tal matéria que pude constatar que a vaidade humana às vezes não conhece seus limites e beira a insanidade completa em alguns casos. Resumindo a história, a modelo norte-americana Chelsea Charms fez implantes mamários de polipropileno que, ao absorver fluidos carporais, crescem. Nem preciso mencionar que ficou a coisa mais grotesca possível, preciso? E não para por ai... Na mesma página da referida matéria ainda trazia outros casos de vaidade sem limites. Será que essa superexposição midiática e a fama que ela traz não influencia outras pessoas a praticarem insanidades com o corpo da mesma forma? Provavelmente sim...

É então que eu fico pensando... Até onde é válida a vaidade humana? Qual o limite para ela em uma sociedade em que o exterior é acintosamente privilegiado em detrimento do interior?

O que eu posso ver é que diversas vezes somos discriminados ou sofremos algum tipo de preconceito em função da nossa aparência. Quando o artista é muito bonito, ele passa uma infinidade de tempo para provar a qualidade do seu trabalho, quando um candidato a algum emprego não se veste bem ou não possui boa aparência, ele é logo descartado. Enfim, em uma sociedade em que o exterior é tão supervalorizado, não me assusta tanto o fato de presenciarmos tantas atrocidades feitas com o corpo e a perda do senso e do tênue limite que separa aceitável do exagero. É nessas horas que eu concordo com o não tão velho clichê... Deve ser o fim dos tempos.


domingo, 8 de maio de 2011

MÃE, criatura de Deus.





Mãe, palavra especial
Entre todas, a palavra mais querida
A palavra que dá vida!
Mãe é aconchego, proteção e amor.

Mãe, entre todas, a palavra mais bela
Seu amor, por seus filhos vela
E, por ser divinamente infinito,
Não cabe no coração.

Mãe é o anjo enviado de Deus
Que, sempre preocupado com os seus,
Se faz em duas, em três, em mil!
Porque mãe.... mãe é mãe....

Minha homenagem aos meus três anjos e a todas as mães do mundo!

domingo, 1 de maio de 2011

Quando a voz da alma declama





Nesse chão de estrelas caídas
Estão todos os meus sentimentos
E figuram enterradas, escondidas
As tenras origens dos meus sofrimentos

Já não me pergunto o certo motivo
Não mais questiono a verdadeira razão
Pois a vida é um desafio, um incentivo
A tornar mais forte qualquer coração.

E se hoje me vejo com o coração apertado
E novamente encaro o caminho das linhas traçadas
Sei que o Senhor continua ao meu lado
E me conduz a consertar minhas escolhas erradas

E em meio à tempestade das emoções contidas
De Sua misericórdia se faz brotar a luz e os versos
Pois presentes nas palavras com a alma escolhidas
Estão os sentimentos em profundo amor imersos.

Bela