Esconda a sua cara diante da vergonha pela qual você está há tanto e, cada vez mais, vivendo. A cada dia que passa, o Brasil se supera em seu circo político. Fico triste e, devo dizer, revoltada ao ver o invejável empenho com que que o Governo brasileiro tenta proteger o atual Ministro da Casa Civil, o digníssimo senhor Antônio Palocci. Espera-se de um país sério que seus governantes deem o exemplo de ética e respeitabilidade para o seu povo. Seria esperado também que o ocupante do segundo cargo mais importante do país fosse, no mínimo, mais merecedor dele.
Após o vazamento de denúncias de enriquecimento relâmpago do ministro Palocci, o que estamos presenciando em nosso cenário político, infelizmente, é a falta de compromisso dos governantes com que os elegeu. Eu, em minha limitada sabedoria política, acho lamentável a postura do PT e seus aliados em proteger o ministro de eventuais convocações para explicar a origem de tanto dinheiro ou os meios para se conseguir um crescimento exponencial de seu patrimônio em um curto período de tempo como o visto. Sou adepta da velho ditado popular do "quem não deve não teme". Pode até ser um clichê muito usado, mas para quê tanto se esconder se não fez nada de ilícito? E, no caso de Palocci, para que entrar em contradição e colocar sua credibilidade em jogo se não há nada a temer?
Caso o leitor ou a leitora não tenham compreendido, clarearei a mamória. Em 2008, quando Palocci era então deputado do Governo Lula, foi apresentado um projeto de lei, pelo próprio Palocci, que, justamente, objetivava dar maior publicidade a informações sobre pessoas públicas. É no mínimo curioso que, pouco anos depois de defender tal proposta, o nosso Ministro da Casa Civil seja tão veemente em proseguir em seu silêncio e em sua negação do óbvio. O mais curioso ainda é o fato de o nosso ex-Presidente, o senhor Luis Inácio Lula da Silva, vir logo em defesa de seu companheiro e pronunciar mil e uma desculpas estapafúrdias para o enriquecimento espantoso de Palocci. Isso me leva a pensar algumas coisas... Por quê Lula está tão preocupado em abafar o caso de seu companheiro? Aliás, para quem ainda se lembra, há muito que Palocci é o protegido de Lula... desde o mensalão e do caso da quebra de sigilo do caseiro Francenildo e de tantas outras falcatruas que nosso ministro já esteve envolvido. E já que falei do ex-Presidente, não custa nada a mim aludir também a nossa Presidenta. Ela ainda não se pronunciou sobre o assunto... isso também me leva a pensar sobre o porquê. Por que a chefe de Estado do Brasil não está querendo que um simples fato seja esclarecido pelo bem da credibilidade da democracia brasileira?
Infelizmente, sei que tais questionamentos são inúteis quando lembramos que este é o Brasil, a terra do tudo posso e do nada faço. Brasil, a terra da juventude desencantada e passiva diante da robalheira instaurada e, aparentemente, institucionalizada. E, assim, continuaremos indefinidamente deitados em berço esplêndido.