inconsistência leve

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aniversário no Haiti


Há um ano, presenciamos o terrível terremoto, ocorrido no Haiti, que deixou um rastro medonho de destruição. O saldo assustador de 250 mil mortos e a situação pós-terremoto nos leva a refletir sobre as disparidades espalhadas ao redor do globo e sobre os direitos humanos, que, diversas vezes, são esquecidos. Mesmo após um tempo razoável, cerca de 1,3 milhão de pessoas continuam desabrigadas e menos de 5% dos escombros foram removidos. Em decorrência disso, pergunto: Onde está a ajuda humanitária internacional?

Dos vários bilhões prometidos pela comunidade internacional, apenas alguns milhões foram desembolsados. Enquanto isso, a pobreza extrema se tornar (quem diria?) pior. A falta de habitações dignas e o saneamento básico visivelmente precário se tornaram o catalisador para um grave surto de cólera, doença essa que já havia sido erradicada no país. Diante desse triste cenário, é urgente a prestação de ajudas efetivas à sofrida população haitiana. Entretanto, todos nós sabemos que os ricos países que prometeram tal ajuda não irão mais se manifestar. Infelizmente, nesta vida há aqueles que já nascem com a sorte de ter tudo o que precisam, mas outros (e esses são a maioria) precisam lutar para ter o seu lugar ao sol, ou, o que faz mais sentido no caso haitiano, o seu lugar à sombra - e o seu punhado de água fresca.

É vendo esta realidade que nós deveriamos parar e pensar um pouco. Do que estamos reclamando em nosso dia-a-dia? Será que se compara ao sofrimento e à falta de perspectiva dos bravos haitianos?

"A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades."  ( Lettie Cowman )

" Sempre tive pena de mim mesmo porque não tinha sapatos, até que encontrei um homem que não tinha pés" ( Autor Desconhecido )

Nenhum comentário: